terça-feira, 8 de março de 2011

Ser Enfermeira...Nada fácil!

Boa noite caro leitor,
Esses tempos de feriado...semana de carnaval, amigos em casa, família, passeios. Numa dessas andanças me deparo [pela milésima vez] com um questionamento feito por uma tia: Por que você não escolheu Medicina no lugar de Enfermagem? Por que não ser uma "Doutora"?
Antes, sendo sincera, eu ficaria triste e bastante irritada [como aconteceu com meus pais e quase toda a família que não foram tão "a favor" da escolha pela área]. Mas não envelhecemos por acaso. Há uma finalidade maior: a maturação. Maturação em todos os sentidos, inclusive emocional e psicológica.
Hoje entendo que algumas profissões, desde a sua gênese, vêm cheias de prestígio social, observado até os dias de hoje, e acho que por ainda um longo período.
A nossa Enfermagem, diferentemente, nasceu da caridade de freiras e prostitutas [que queriam se redimir], realizando cuidados higiênicos com o enfermo, entre outras tarefas que bastava apenas o conhecimento empírico para serem executadas, o que denota a não valorização da profissão. Por isso não culpo minha tinha por sua visão limitada.
Respondi a ela que amo o que faço e vou ser "doutora" na minha profissão. Cada qual com a sua área. Nunca vou realizar as atribuições de um médico, assim como ele nunca deverá realizar as minhas atribuições.
E você leitor! Já se deparou com alguma situação parecida com essa? Compartilhe suas experiências.

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário